Resenhado por: Juju 

TítuloOnde a Lua Não Está  
Título Original: The Shock of the Fall  
Livro Único.  
Autor: Nathan Filer  
Editora: Rocco  
Páginas272  
Ano: 2014  
Sinopse: Numa viagem de férias em família, dois irmãos saem numa aventura infantil no meio da noite, mas apenas um deles volta a salvo para casa. Finalista do Costa Book  Awards, Onde a lua não está é o elogiado romance de estreia de Nathan Filer, enfermeiro da área de saúde mental e poeta performático britânico. Permanentemente assombrado pela morte do irmão, portador da Síndrome de Down, Matthew nunca desistiu de tentar entender o que aconteceu na fatídica noite e acredita ter descoberto uma maneira de trazê-lo de volta, neste comovente romance de formação que inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen.

Resenha:

"Eu devia dizer que não sou uma boa pessoa.  Às vezes procuro ser,  mas em geral não sou.  Então,  quando é minha vez de  tapar os olhos e contar até cem – eu  trapaceio."

Matthew era um garotinho de apenas 9 anos de idade quando sofreu a maior perda de sua vida, seu irmão mais velho Simon sofre um acidente fatal em uma viagem de férias com a família. E tudo ao seu redor se transforma da pior maneira possível.  Embora Simon fosse mais velho todos os cuidados e atenções sempre foram voltados para ele, portador de uma síndrome ele sempre foi o centro do mundo para todos ao seu redoro que sempre causou ciúmes e rancor em Matt. Simon via o mundo de uma maneira mais simples, doce e até mesmo utópica, e sua perda causou uma ruptura em seu núcleo familiar, os pais, mas principalmente a mãe nunca superou totalmente sua perda, Matt com o passar do tempo começa a viver entre a linha tênue de fatos reais e alucinações, e sua doença começa a transformar sua vida, provavelmente ele sempre a carregou consigo, mais a perda a fez se apresentar de forma intensa e cruel. A história é narrada por Matthew e não é contada de forma linear ele intercala fatos atuais com o passado o que nos transmite todo sentimento de confusão dor e culpa com que ele conviveu por todos os anos. Dois personagens secundários completam o enredo e nos ajudam a compreender o caminho percorrido por Matt, a avó Nanny Nooele, embora a passagem dela na enredo seja breve é fundamental para o contexto final, e Jacob seu melhor amigo que presenciou sua pré adolescência e começo de sua instabilidade emocional. O autor britânico Nathan Filer é um enfermeiro da área de saúde mental e sua experiência fez toda a diferença na abordagem dos problemas psiquiátricos apresentados na história. Esse é um livro forte, diferente de tudo que li até hoje, o que me surpreendeu de tal maneira que passei a indicar a todos que buscam sair do convencional e se envolver em uma história dramática, instigante e envolvente. Se você busca ser desafiado por um livro não pode deixar "Onde a Lua Não Está" fora de sua lista.


2 Comentários

  1. Não conhecia nada sobre o livro e achei o título super diferente por isso fiquei curiosa, a sinopse achei bem normal, mas pelo que disse na resenha estou surpresa,e agora com muita vontade de ler..Parabéns sua resenha é perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, tirou as palavras da minha boca Marcelina, estou pasma! Vontade enorme! Procurando ele

    ResponderExcluir