Amanhã é o dia de cosplay‬ na Bienal do Livro SP! Quem for caracterizado de seu personagem favorito não paga entrada. 

Onde têm fãs de cultura pop, têm cosplayers! Na Bienal, não poderia ser diferente. Da contração em inglês das palavras costume (traje, fantasia) e play (brincadeira, interpretação) surgiu essa onda de fãs que se fantasiam de personagens dos quadrinhos, dos desenhos animados, de games, séries e livros.

Apesar de ser repleta de referências aos desenhos animados japoneses, o primeiro cosplay é americano e aconteceu em 1939, quando um jovem de 22 anos chamado Forrest J. Ackerman, e sua amiga Myrtle R. apareceram fantasiados de pilotos espaciais – inspirados na obra de H. G. Wells – durante a 1ª World Science Fiction Convention, em Nova York.

E, como já diz o próprio nome, não basta apenas vestir-se como o personagem, mas deve-se, também, interpretá-lo, imitando suas poses, falas e traços de personalidade.


E em uma programação onde tudo está junto e misturado, a 23ª Bienal do Livro incentiva o cosplay e, por isso, vai oferecer entrada gratuita ao evento no dia 28 de agosto para todos aqueles que forem fantasiados.

Além disso, se você estiver no Pavilhão do Anhembi neste dia, vai poder acompanhar um bate-papo com Toni Brandão, escritor de literatura infanto-juvenil que vai falar sobre como a tecnologia pode estar à serviço da discussão de ideias e da reflexão para o público jovem, às 11h da manhã.

Já às 18h, no dia do Cosplay Literário da Bienal do Livro, a literatura fantástica também vai ganhar espaço em um encontro com escritores Affonso Solano, Carolina Munhóz, Raphael Draccon, que conversam sobre como seus livros tratam do universo da literatura fantástica e de suas sagas.

As atividades preenchem um dia todo! Então, programe-se, escolha suas favoritas e compareça!

14h – Primeiras leituras para todas as idades: Três grandes nomes da literatura infanto-juvenil brasileira, Ziraldo, Eva Funari e Pedro Bandeira, se encontram para conversar sobre o prazer da leitura e sobre a produção literária brasileira. A conversa tem a mediação de João Luís Ceccantini, professor de literatura da Unesp de Assis e especialista na obra de Monteiro Lobato.

15h – Encontro de fãs do escritor Rick Riordan: Com fãs espalhados pelo mundo inteiro, a obra do escritor americano Rick Riordan, autor de sucesso como “Percy Jackson e Os Olimpianos“, “As Crônicas dos Kanes” e “Os Heróis do Olimpo”, será o tema da conversa descontraída entre os fãs brasileiros Victor Correia, estudante de História, e Rafael Nery. Eles vão falar sobre a saga do autor em livro e no cinema

19h – O que é Cosplay? Edi Carlos Rodrigues, Gabriel Niemietz e Jessica Campos conversam sobre o mundo do cosplay e as histórias que dão origem aos personagens representados com três conhecidos profissionais da área. A mediação é de Careimi Ludwig Assmann.



Um Comentário