Resenhado por: Juju  
Título: Proibido 
Livro Único 
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas: 288  
Ano: 2014  
 

Sinopse:Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

                                                                                 Resenha 

"Você pode fechar os olhos para as coisas que você não quer ver, mas você não pode fechar o seu coração para as coisas que você não quer sentir."

A estória não é a respeito de uma família perfeita, onde os pais cumprem seu papel de educadores, são amorosos e uma fonte de bom exemplo para os filhos. Ela se trata de uma família totalmente disfuncional, o que deveria ser a base é motivo de vergonha e preocupação.
Lochan tem apenas 17 anos anos e carrega o fardo de ser o homem da casa, inteligente ao extremo se destaca no colégio sempre obtendo as melhores notas, no entanto sofre de uma fobia social aguda, ele não consegue se comunicar e se relacionar com ninguém que não pertença a sua família, por isso fora de casa é considerado um garoto estranho sem nenhum amigo o que o torna angustiado e depressivo. Seu porto seguro é sua irmã treze meses mais nova.


" Agora  tudo  que  eu tenho  é  a  mim  mesmo,  minhas  responsabilidades, meus deveres, minha  lista interminável de coisas para fazer... e minha solidão, a solidão sempre minha  -aquela bolha de desespero, sem ar, que está lentamente me asfixiando."

Maya é uma garota de 16 anos mais com uma maturidade infinitamente superior a sua idade, com uma personalidade doce porém decidida ela assumiu o lugar de mãe da família e com Lochan divide a responsabilidade de criar e educar seus três irmãos mais novos, Kit de 13 anos que passa por um momento de revolta perante a situação da família, sem saber lidar com a situação ele se transforma em um pré adolescente revoltado e agressivo. Tiffin de 8 anos é um menino doce e amoroso como sua irmã Willa de 5 anos não entende o por que a mãe não os coloca na cama e conta uma história antes deles dormirem, ou por que ela passava mais tempo fora de casa.
O pai abandonou a família a 5 anos, se casou novamente e mudou -se para outro país no decorrer desse tempo as visitas, telefonemas e presentes foram se tornando cada vez mais raros até deixarem de existir, a mãe nunca aceitou crescer no sentido pleno da palavra, nunca assumiu a responsabilidade de criar seus filhos (um dos motivos que levou o marido abandona-la), se comporta como uma garota de 18 anos, agindo de maneira egoísta e irresponsável saí em companhia de seu novo namorado para noitadas cada vez mais frequentes.
Lochan e Maya desde a mais tenra idade foram obrigados a assumir papéis que não cabia a eles, mais que irmãos são os responsáveis por manter a família unida, o medo que os irmãos sejam separados pelo conselho tutelar caso eles descubram a ausência da mãe os mantém presos em uma rotina exaustiva dividida entre as obrigações escolares e o cuidado com a casa.

"Porque no final do dia, que é o que todos nós estamos tentando fazer: se ajustar, de uma forma ou de outra, tentando desesperadamente fingir que somos todos iguais."
Eles nunca foram irmãos no sentido pleno da palavra, irmãos companheiros de brincadeiras, infinitas brigas, irresponsáveis, como a relação entre irmãos deveria ser, são mãe e pai de três crianças que estão perdidas no meio da irresponsabilidade dos adultos, um não conseguiria enfrentar as adversidades diárias sem o outro, eles se completam de uma maneira tão trágica que me faltam palavras para expressar.
O amor aconteceu repentinamente sem alarde, de uma maneira singela, não foi premeditado muito menos desejado apenas sentido com todas as forças do coração
Tudo começou quando Maya tem seu primeiro encontro ela logo percebeu que por mais incrível seu acompanhante fosse, e por mais que tentasse criar um laço isso não aconteceu, ele não era o homem dos seus sonhos. Lochan se encontra em desespero, nunca imaginou sentir tanta fúria ao imaginar Maya sendo beijada por outros lábios ou construindo uma relação com qualquer pessoa que não fosse ele.
Em nenhum momento eles aceitaram esse sentimento de forma plena, muito pelo contrario, eles sabiam o quanto errado se sentirem assim e lutaram com todas as forças para que esse amor fosse esquecido, enterrado, disfarçado.

" Nosso amor realmente estava destinado a causar tanta desgraça, tanta destruição e desespero?"

Nada poderia justificar perante a sociedade esse sentimento, eles poderiam perder a guarda dos irmãos já equilibrada parcamente em montantes de mentiras.
A escolha entre o verdadeiro amor e a moralidade em prol do bem estar dos irmãos eles iniciaram uma jornada dramática e tocante.


"Mas quem estaria abusando quem? No abuso, há um agressor e uma vítima. Como poderíamos ser visto como ambos, o abusador e abusado?"
Dizer que esse é um tema extremamente complicado para ser abordado é apenas a ponta de um iceberg, Incesto em muitos lugares é um tabu inenarrável, o asco e a revolta são geralmente os sentimentos despertados quando ouvimos essas palavra. A autora Tabitha Suzuma criou um desafio praticamente impossível, nos fazer sentir empatia por um casal de adolescentes vivendo esse tipo relação. Sou abençoada por amigas leitoras que não tem medo de enfrentar um desafio dessa magnitude, e nos unimos para lermos juntas essa história no minimo controvérsia.
O resultado? Algumas choraram rios de lágrimas, outras quiseram me estapear por sempre indicar livros tão intensos e aquelas que amaram o enrendo, a escrita, o tema delicado e estão indicando para outras amigas. Nos fazer refletir sobre o julgamento precipitado, o apontar do dedo sem ao menos saber a real história vivida por aqueles julgados, um erro comum a grande maioria de nós já o cometeu em algum momento de nossa vida. Uma quebra de paradigmas que irá fazer o leitor refletir não somente a situação envolvida entre os personagens, mas todo contexto que os fizeram chegar a esse ponto. Indico para todas as leitoras que desejam se emocionar de maneira intensa.


12 Comentários

  1. Eu quis te estapear, mas também me encaixo naquelas que indicam! Resenha perfeita! Trouxe a essência correta de um livro intenso e completamente repleto de paradigmas. Para nós leitores, é complicado esquecer nossa educação e entender algo que é julgado como errado. E, concordo plenamente, quando diz que a autora fez isso com maestria. No final do livro eu torcia para que tudo desse certo, como se a relação deles não fosse, no mínimo, incomum.
    Resenha perfeita b... Você me surpreende a cada nova resenha. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Receber um elogio de um autora como você me deixa nas nuvens (sempre)!!
    Obrigada por embarcar nessa jornada tão emocionante ao meu lado, prometo que a próxima leitura não será tão intensa rs
    Milhões de beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu quis te estapear tb.. Hahaha
    Mas essa é uma estória mt bem escrita, q conduz um tema, q é tabu, de uma forma.mt natural, qse impossível não entender, e até msm aceitar, os sentimentos e atitudes dos personagens.. Eu chorei litros, rsrsrsrs, achei a estória mt cruel, porém por ser tão bem escrito vale mt a pena.ler, pelos questionamentos, por td q esse livro ensina e nos faz pensar, por td a intensidade e emoções q provoca.
    Juuu, resenha incrível, parabéns, ta ficando cada vez melhor nisso!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da turma das que choraram rios de lágrimas, inchada e olho ardido até agora! Tua resenha tá linda Juju!
    Fácil a gente julgar e apontar o dedo sem saber o que se passa com as pessoas, e isso serve para qualquer situação.
    Minha cabeça deve funcionar diferente da maioria pois em nenhum momento eu achei errada a relação deles, provavelmente por saber tudo que passavam, por ver o companheirismo e encarar eles mais como aquele tipo "melhores amigos de infância que se descobrem apaixonados" do que como irmão. E sim, torci muito pelo final feliz, mesmo sabendo que seria muito complicado explicar aos pequenos a situação.
    Poréeeemmmm, nada nem ninguém me preparou para o final surpreendente do livro!
    Acho que o melhor livro que li esse ano. Super indico para quem tem cabeça aberta pra encarar.
    Ah...e ódio mortal por essa mãe!

    ResponderExcluir
  5. Linda resenha smigs!
    Esse livro foi num dos poucos que me fez nublar a visão durante a leitura de lágrimas. Mesmo lendo as últimas pgs antes de começar, não imaginava que iria ficar nesse estado de ressaca. Indico a todos que vem me perguntar sobre um livro forte e para chorar.
    Amando o blog e as resenhas Juju ♡♥

    ResponderExcluir
  6. Aii Jesus, louca pra ler esse livro, mais to com medo já rsrsrs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que história emocionante. confesso que fiquei muito curiosa e com muita vontade de ler! Garota, sua resenha está ótima. Vou acrescentar esse livro à minha lista!

    Bj
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda nao li pq nao tive coragem....mas depois dessa resenha né?
    Bebe, amei o blog, o fundo, o jeitinho de Ju a bonequinha de luxo ali em cima (voceeee) ta muito vc.
    Sucesso, beijos

    "mammy"

    ResponderExcluir
  9. Eu vi uma resenha desse livro de quando ainda não tinha no Brasil, marquei a edição em inglês mesmo no Skoob pra ler. Descobri hoje que foi trazido pq tá nas Cortesias do Skoob e aí achei a sua resenha! Eu tenho muito medo de torcer por eles e, bom, infelizmente eu li o final dele numa resenha :( então a minha curiosidade abaixou um pouco, mas a sua resenha foi incrível! E adorei os quotes
    bjs
    http://felicidadeinventada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom, sou das que leem bem devagar, quando aceito o desafio, todas já sabem, sou a última a terminar, nossa estou em mais da metade e o que posso dizer com relação, é que a autora soube de um jeito certo abordar um assunto muito complexo, que me deixa tensa, nervosa, angustiada. AINDA não choreii mas em compensação nem tenho unhas a um bom tempo. rsrs. Juuu como as meninas ai acima já afirmaram, você a cada dia se supera com suas resenhas cada vez mais perfeitas. CONTINUE ASSIM, VOCÊ VAI LONGE

    ResponderExcluir
  11. Oláá! Adorei a resenha...quer me dar esse livro de presente não?! hehehehe
    Beijão!!

    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu vi esse livro pela primeira vez num blog que sigo o Burn Book. A capa me chamou muito a atenção, mas quando li a sinopse me senti estranha. Com um certa curiosidade em saber como a autora irá tratar o tema e com medo porque é um tema super, hiper polêmico. O medo anda vencendo e não dei uma chance para o livro ainda. Esta é a primeira resenha que leio de "Proíbido" e foi bem esclarecedo ao ponte de me deixar com vontade de ler. Não garanto que VOU ler, mas vou fazer o possivel para quebrar as bairras que há em mim para dar uma chance.

    Bjos, Ane.
    www.anebee.com.br

    Ps>> Tem resenha nova no blog.
    As Batidas Perdidas do Coração.
    http://migre.me/lQMaK

    ResponderExcluir